Quando o processo de coaching é concluído, a sua jornada ainda está em andamento. Não perca o foco!
Sempre que agendo a primeira sessão de coaching com um cliente, tenho um objetivo principal em mente: Entender onde ele quer chegar, qual é a transformação que está buscando. Já aconteceu do cliente saber exatamente qual a sua meta, e me buscar para ter apoio na sua jornada, pois sozinho não conseguia avançar muito. Também já aconteceu do cliente ter um objetivo de longo prazo e, nesses casos, busquei definir, com ele, o que deveria acontecer ao longo do processo de coaching que o deixaria mais próximo dessa sua meta. Ño entando, o que recebo com mais frequencia são clientes que sabem buscam uma mudança, que se sentem desconfortáveis com o cenário atual, mas não tem muita clareza sobre onde querem chegar. Para esses casos, tangibilizar a busca é ainda mais importante e sensível, pois preciso que o meu cliente seja capaz de perceber o quanto avançou ao longo do processo.
Além de definir a transformação em busca, um outro objetivo da primeira sessão é que eu possa explicar para meu cliente como eu trabalho – a minha metodologia, nossos papéis e responsabilidades, duração do processo, objetivo de cada uma das fases e qualquer outra dúvida que ele tenha. Tenho um roteiro, um script, que me facilita a não esquecer nenhum ponto importante. Mas não tenho um texto decorado… é uma conversa e vamos tratando de todos os assuntos ao longo dessa conversa. Mas tem três coisas que eu sempre falo no primeiro dia (e se for preciso, lembro ao longo do processo quantas vezes for necessário).
(1) O processo de coaching é um PROCESSO, ou seja, tem início, meio e fim. Não é uma coisa eterna que te acompanhará pelo resto da vida. Você pode ter quantos “ciclos” de coaching você quiser, mas cada ciclo terá um prazo definido e, dessa forma, em algum momento chegará a hora da conclusão do processo de coaching.
(2) O meu objetivo como coach não é virar muleta! É fortalecer o meu cliente para que ele possa caminhar de forma independente após a conclusão do processo de coaching. Eu continuarei aqui e claro, posso continuar dando suporte conforme necessário. Mas ao longo do processo meu cliente entende que ele é a melhor pessoa para buscar a sua própria solução. Eu apenas medio e acelero essa busca, provoco seu modelo mental para que não caia com facilidade em armadilhas e o preparo para definir estratégias a serem implementadas quando as armadilhas forem inevitáveis.
(3) O processo de coaching não acontece apenas durante as nossas sessões. A maior parte da “magia” acontece entre uma sessão e outra, quando meu clinte continua “processando” o que aconteceu quando estivemos juntos, executando seu plano de ação, se percebendo cada vez melhor e tomando decisões mais assertivas.
Mas tem uma coisa que acontece e que eu não falo: eu me apego. Ah, como me apego! Até agora, dei muita sorte na minha carreira como coach, pois só tive clientes muito legais! Cada um com seu jeito, com sua meta, com sua história, com sua jornada. Mas eu sempre me envolvo, me identifico. Me torno amiga da meta e, dessa forma, vivencio com todos os meus clientes a jornada, as conquistas, as dificuldades, as superações. E nesse meu jeito de me apegar aos meus clientes que são tão queridos, quando chego na sessão de encerramento do processo, vivo um mix de emoções. Até agora, a mais predominante foi o orgulho – como é gratificante para mim ver o crescimento dessas pessoas, que muitas vezes chegam com dúvidas, incertezas e ansiedades, mas saem mais fortes, mais confiantes, mais determinadas. A questão deixa de ser o “problema” e se transforma em como o “problema” será encarado, no foco dado para a solução e na energia direcionada de forma mais certeira.
E hoje venho aqui homenagear todos os meus clientes que já concluíram seus processos e também os que estão com seus processos em andamento. Parabéns a todos vocês pela entrega, por se permitirem sair de suas zonas de conforto em busca de uma transformação. O nosso processo de coaching é formalmente concluído, mas a jornada de vocês é contínua. Um passo de cada vez, com propósito, com direção definida. Eu continuo aqui, na torcida pelo sucesso de vocês! Adoro quando recebo suas mensagens me contando suas conquistas. Adoro ver suas realizações nas redes sociais. Adoro pensar que, de alguma forma, participei um pouco disso.
Obrigada pela confiança que vocês depositam em mim e por me permitirem participar de suas jornadas, de seus sonhos.
Beijos e até a próxima 🙂 <3
Débs.
